Resumo:
O presente trabalho reporta-se a analisar a eficácia das aulas de produção textual do Ensino
Médio e suas implicações referentes às competências e habilidades exigidas para a elaboração
da redação do ENEM. Como corpus tem-se a observação de 08 (oito) aulas de Língua
materna em duas turmas do 3º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona
Nenzinha Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande (PB). No período matutino
as observações das aulas ocorreram nos dias 21, 23, 28 e 30 do mês de outubro e nos dias 4 e
6 do mês de dezembro de 2014. Já no período noturno as observações das aulas foram nos
dias 29 e 31 de outubro; 5, 12 e 19 de novembro; e 3 e 5 de dezembro de 2014. Além do
exposto, foram elaborados questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados aos alunos e
professores, respectivamente, da mencionada escola, como também realizada uma análise da
abordagem que o Livro Didático de Português de Abaurre, Abaurre e Pontara, Português-
contexto, interlocução e sentido, adotado pela escola alvo dessa pesquisa, faz do texto
dissertativo-argumentativo, além de expor uma breve análise do LDP, Português-
Linguagens, de Cereja e Magalhães, com o propósito de apresentar como o livro didático de
Português trazia o dissertativo-argumentativo antes do ENEM se tornar um dos únicos meios
de se conseguir uma vaga no ensino superior. No sentido de viabilizar um suporte teórico que
proporcione bases consistentes de análise, foram pertinentes os estudos realizados em
Marcuschi (2008), Kleiman (2005), Travaglia (2007), Buzen (2006) e Bakhtin (1992), entre
outros teóricos. Diante de todo o exposto, podemos afirmar que as aulas de redação nas
escolas têm se pautado no ensino do texto dissertativo-argumentativo, o que tem ocasionado o
afastamento dos discentes das práticas de letramento e, consequentemente, do trabalho com os
mais diversos gêneros e tipologias que circundam a sociedade.
Descrição:
Nascimento, P. de S. A produção textual no 3º ano do ensino médio e o ENEM: o que e como fazer? 2015, 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.