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A produção textual no 3º ano do ensino médio e o ENEM: o que e como fazer?

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dc.contributor.author Nascimento, Pâmella de Souza
dc.date.accessioned 2016-06-28T16:54:52Z
dc.date.available 2016-06-28T16:54:52Z
dc.date.issued 2015-12-07
dc.identifier.other CDD 373
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10248
dc.description Nascimento, P. de S. A produção textual no 3º ano do ensino médio e o ENEM: o que e como fazer? 2015, 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho reporta-se a analisar a eficácia das aulas de produção textual do Ensino Médio e suas implicações referentes às competências e habilidades exigidas para a elaboração da redação do ENEM. Como corpus tem-se a observação de 08 (oito) aulas de Língua materna em duas turmas do 3º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona Nenzinha Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande (PB). No período matutino as observações das aulas ocorreram nos dias 21, 23, 28 e 30 do mês de outubro e nos dias 4 e 6 do mês de dezembro de 2014. Já no período noturno as observações das aulas foram nos dias 29 e 31 de outubro; 5, 12 e 19 de novembro; e 3 e 5 de dezembro de 2014. Além do exposto, foram elaborados questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados aos alunos e professores, respectivamente, da mencionada escola, como também realizada uma análise da abordagem que o Livro Didático de Português de Abaurre, Abaurre e Pontara, Português- contexto, interlocução e sentido, adotado pela escola alvo dessa pesquisa, faz do texto dissertativo-argumentativo, além de expor uma breve análise do LDP, Português- Linguagens, de Cereja e Magalhães, com o propósito de apresentar como o livro didático de Português trazia o dissertativo-argumentativo antes do ENEM se tornar um dos únicos meios de se conseguir uma vaga no ensino superior. No sentido de viabilizar um suporte teórico que proporcione bases consistentes de análise, foram pertinentes os estudos realizados em Marcuschi (2008), Kleiman (2005), Travaglia (2007), Buzen (2006) e Bakhtin (1992), entre outros teóricos. Diante de todo o exposto, podemos afirmar que as aulas de redação nas escolas têm se pautado no ensino do texto dissertativo-argumentativo, o que tem ocasionado o afastamento dos discentes das práticas de letramento e, consequentemente, do trabalho com os mais diversos gêneros e tipologias que circundam a sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcelo Vieira da Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Texto Dissertativo-Argumentativo pt_BR
dc.subject Redação-ENEM pt_BR
dc.title A produção textual no 3º ano do ensino médio e o ENEM: o que e como fazer? pt_BR
dc.type Other pt_BR


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