Resumo:
A indisciplina na sala de aula é com certeza um dos principais obstáculos e dificuldades no contexto escolar. Essa ocorrência vem se agravando de tal maneira que nem a escola nem a família conseguem solucionar o problema. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo central analisar como a indisciplina na sala de aula pode afetar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. E como a escola, a família e a sociedade podem contribuir para a solução desta problemática. A metodologia utilizada primeiramente foi bibliográfica e em segundo plano realizou-se uma pesquisa de campo com 04 alunos e o professor da turma, no período de 01 de março a 15 de março de 2016 em uma escola municipal da rede pública localizada na cidade de Alagoa Nova - PB. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista. Através da pesquisa notamos que a indisciplina pode estar ligada a fatores internos e externos à própria escola. Isso implica também no processo de ensino e aprendizagem, por isso é preciso que a unidade escolar atue respeitando a realidade e a individualidade de cada aluno, sendo necessário que o mesmo compreenda que ele faz parte da sociedade, e como cidadãos têm direitos, mas, sobretudo, deveres, responsabilidades e comprometimento com o meio social em que habitam.
Descrição:
CAVALCANTE, J. V. Um diálogo sobre indisciplina escolar: uma análise no 5° ano de uma escola municipal na cidade de Alagoa Nova – PB. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.