UEPB - Repositório Digital

Um diálogo sobre indisciplina escolar: uma análise no 5° ano de uma escola municipal na cidade de Alagoa Nova – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Jaelson Ventura
dc.date.accessioned 2016-06-29T15:09:52Z
dc.date.available 2016-06-29T15:09:52Z
dc.date.issued 2016-05-20
dc.identifier.other CDD 371.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10250
dc.description CAVALCANTE, J. V. Um diálogo sobre indisciplina escolar: uma análise no 5° ano de uma escola municipal na cidade de Alagoa Nova – PB. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A indisciplina na sala de aula é com certeza um dos principais obstáculos e dificuldades no contexto escolar. Essa ocorrência vem se agravando de tal maneira que nem a escola nem a família conseguem solucionar o problema. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo central analisar como a indisciplina na sala de aula pode afetar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. E como a escola, a família e a sociedade podem contribuir para a solução desta problemática. A metodologia utilizada primeiramente foi bibliográfica e em segundo plano realizou-se uma pesquisa de campo com 04 alunos e o professor da turma, no período de 01 de março a 15 de março de 2016 em uma escola municipal da rede pública localizada na cidade de Alagoa Nova - PB. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista. Através da pesquisa notamos que a indisciplina pode estar ligada a fatores internos e externos à própria escola. Isso implica também no processo de ensino e aprendizagem, por isso é preciso que a unidade escolar atue respeitando a realidade e a individualidade de cada aluno, sendo necessário que o mesmo compreenda que ele faz parte da sociedade, e como cidadãos têm direitos, mas, sobretudo, deveres, responsabilidades e comprometimento com o meio social em que habitam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Indisciplina pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Relação pt_BR
dc.subject Família/escola pt_BR
dc.title Um diálogo sobre indisciplina escolar: uma análise no 5° ano de uma escola municipal na cidade de Alagoa Nova – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta