dc.contributor.author |
Alves, Mirella Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-30T23:05:03Z |
|
dc.date.available |
2016-06-30T23:05:03Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.153 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10295 |
|
dc.description |
ALVES, M. F. A afetividade e suas implicações no processo de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo trata da afetividade nas relações em que ocorrem processos de aprendizagem,
numa perspectiva psicopedagógica, buscando compreendê-la e defini-la como condição
imprescindível para o desenvolvimento do ser humano. O objetivo principal do presente
estudo é compreender e elucidar a importância da afetividade no relacionamento professoraluno
no processo de mediação da aprendizagem, através dos conceitos da afetividade e da
cognição. A metodologia baseou-se numa análise bibliográfica. Dessa forma, fundamenta-se
nas teorias de Freud, Wallon, Piaget e Vygotsky e alguns seguidores que também
correlacionam o desenvolvimento da afetividade e sua influência na aprendizagem. Os
resultados indicaram que a influência da afetividade na relação professor-aluno, possibilita
indivíduo que aprende as ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem. Portanto, a
escola deve buscar a qualidade de suas relações, valorizando o desenvolvimento afetivo e
social e não apenas o cognitivo, como elementos fundamentais no desenvolvimento da
criança. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Eduardo Gomes Onofre. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação |
pt_BR |
dc.title |
A afetividade e suas implicações no processo de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |