Resumo:
Este estudo trata da afetividade nas relações em que ocorrem processos de aprendizagem,
numa perspectiva psicopedagógica, buscando compreendê-la e defini-la como condição
imprescindível para o desenvolvimento do ser humano. O objetivo principal do presente
estudo é compreender e elucidar a importância da afetividade no relacionamento professoraluno
no processo de mediação da aprendizagem, através dos conceitos da afetividade e da
cognição. A metodologia baseou-se numa análise bibliográfica. Dessa forma, fundamenta-se
nas teorias de Freud, Wallon, Piaget e Vygotsky e alguns seguidores que também
correlacionam o desenvolvimento da afetividade e sua influência na aprendizagem. Os
resultados indicaram que a influência da afetividade na relação professor-aluno, possibilita
indivíduo que aprende as ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem. Portanto, a
escola deve buscar a qualidade de suas relações, valorizando o desenvolvimento afetivo e
social e não apenas o cognitivo, como elementos fundamentais no desenvolvimento da
criança.
Descrição:
ALVES, M. F. A afetividade e suas implicações no processo de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.