Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central analisar os saberes relativos à matemática
financeira e seu processo transpositivo nos livros didáticos. A motivação para a realização
desta pesquisa se deu através do reconhecimento da importância da matemática financeira e
seu papel no Ensino Médio. Tendo a seguinte pergunta de pesquisa: como a matemática
financeira é abordada no livro didático do Ensino Médio e como é tratada no processo de
transposição didática? Para responder essa pergunta utilizamos como referenciais as ideias de
Chevallard (1992), Pais (2001) e Santaló (1996), dentre outros. Desenvolvida como uma
pesquisa de abordagem qualitativa no sentido de Bogdan e Biklen (1994) foram analisadas
duas coleções de livro didático para Ensino Médio, foram escolhidas aleatoriamente através
de sorteios, dentre aquelas são utilizadas na rede estadual de Ensino. Os resultados das duas
coleções analisadas mostram diferenças e semelhanças entre ambas. Enquanto privilegia um
processo de contextualização mais forte com uso de novas tecnologias, a outra dá mais
atenção a um processo mais mecânico, no entanto, as duas coleções apresentam uma ausência
em relação ao papel da matemática financeira.
Descrição:
MARCOLINO, F. P. Educação financeira nos livros didáticos: uma análise a partir da transposição didática. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.