UEPB - Repositório Digital

Educação financeira nos livros didáticos: uma ánalise a partir da transposição didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.contributor.author Marcolino, Fabiano Pereira
dc.date.accessioned 2016-07-07T19:06:52Z
dc.date.available 2016-07-07T19:06:52Z
dc.date.issued 2016-06-03
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10392
dc.description MARCOLINO, F. P. Educação financeira nos livros didáticos: uma análise a partir da transposição didática. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo central analisar os saberes relativos à matemática financeira e seu processo transpositivo nos livros didáticos. A motivação para a realização desta pesquisa se deu através do reconhecimento da importância da matemática financeira e seu papel no Ensino Médio. Tendo a seguinte pergunta de pesquisa: como a matemática financeira é abordada no livro didático do Ensino Médio e como é tratada no processo de transposição didática? Para responder essa pergunta utilizamos como referenciais as ideias de Chevallard (1992), Pais (2001) e Santaló (1996), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa de abordagem qualitativa no sentido de Bogdan e Biklen (1994) foram analisadas duas coleções de livro didático para Ensino Médio, foram escolhidas aleatoriamente através de sorteios, dentre aquelas são utilizadas na rede estadual de Ensino. Os resultados das duas coleções analisadas mostram diferenças e semelhanças entre ambas. Enquanto privilegia um processo de contextualização mais forte com uso de novas tecnologias, a outra dá mais atenção a um processo mais mecânico, no entanto, as duas coleções apresentam uma ausência em relação ao papel da matemática financeira. pt_BR
dc.description.sponsorship José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Transposição didática pt_BR
dc.title Educação financeira nos livros didáticos: uma ánalise a partir da transposição didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta