UEPB - Repositório Digital

A geometria no ciclo de alfabetização: utilizando materiais didáticos manipuláveis

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Marília Lidiane C Costa Alcântara pt_BR
dc.contributor.author Silva, Vanderlânia Feitosa da
dc.date.accessioned 2016-07-07T19:23:44Z
dc.date.available 2016-07-07T19:23:44Z
dc.date.issued 2016-06-03
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10395
dc.description SILVA, V. F. A geometria no ciclo de alfabetização: utilizando materiais didáticos manipuláveis. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba no Campus – VI, esta pesquisa aborda a utilização de materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino-aprendizagem da geometria nos anos iniciais com o objetivo de mostrar as possibilidades no uso desses materiais para melhorar o desempenho dos alunos e tornar as aulas mais atrativas. Esta pesquisa surgiu de reflexões e debates durante o curso de graduação acerca das dificuldades que a maioria dos alunos e professores encontram ao trabalhar com geometria nos anos iniciais. O ambiente onde a pesquisa ocorreu foi uma turma do 3º ano do ensino fundamental I em uma Escola Municipal de Serra Branca - PB, onde diante das dificuldades das crianças na identificação das formas geométricas decidimos investigar e buscar materiais que pudessem facilitar a aprendizagem com compreensão dos conceitos estudados nas aulas. Os dados foram analisados de forma qualitativa, de acordo com Ludke e Andre (1986) e Rampazzo (2005), assim como a realização de oficinas práticas com os alunos. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários de diagnóstico, pré-teste e pós-teste. Ao final da pesquisa foi possível notar que houve uma compreensão mais significativa por parte das crianças, especialmente nos conceitos geométricos estudados durante as oficinas. pt_BR
dc.description.sponsorship Marília Lidiane C Costa Alcântara pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Materiais didáticos manipuláveis pt_BR
dc.subject Ciclo de alfabetização pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.title A geometria no ciclo de alfabetização: utilizando materiais didáticos manipuláveis pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta