Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao Curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Estadual da Paraíba no Campus – VI, esta pesquisa aborda a
utilização de materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino-aprendizagem da
geometria nos anos iniciais com o objetivo de mostrar as possibilidades no uso desses
materiais para melhorar o desempenho dos alunos e tornar as aulas mais atrativas. Esta
pesquisa surgiu de reflexões e debates durante o curso de graduação acerca das dificuldades
que a maioria dos alunos e professores encontram ao trabalhar com geometria nos anos
iniciais. O ambiente onde a pesquisa ocorreu foi uma turma do 3º ano do ensino fundamental I
em uma Escola Municipal de Serra Branca - PB, onde diante das dificuldades das crianças na
identificação das formas geométricas decidimos investigar e buscar materiais que pudessem
facilitar a aprendizagem com compreensão dos conceitos estudados nas aulas. Os dados foram
analisados de forma qualitativa, de acordo com Ludke e Andre (1986) e Rampazzo (2005),
assim como a realização de oficinas práticas com os alunos. Como instrumentos de coleta de
dados, foram utilizados dois questionários de diagnóstico, pré-teste e pós-teste. Ao final da
pesquisa foi possível notar que houve uma compreensão mais significativa por parte das
crianças, especialmente nos conceitos geométricos estudados durante as oficinas.
Descrição:
SILVA, V. F. A geometria no ciclo de alfabetização: utilizando materiais didáticos manipuláveis. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.