Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo central analisar o papel das
atividades de intervenção, envolvendo determinantes, no estágio supervisionado para
formação inicial docente. O interesse em realizar esta pesquisa se deu através do
entendimento que o Estágio Supervisionado pode ser entendido como um espaço privilegiado
de reflexão sobre a profissão docente. Como as atividades, por uma eventualidade, ocorrem
no âmbito de um Curso Piloto sobre Determinantes, concluímos que analisar este formato de
estágio e o seu papel para formação docente traria uma contribuição importante para
pensarmos as atividades de Estágio Supervisionado. A nossa questão de pesquisa foi: como
atividades de estágio supervisionado estruturadas para um curso piloto sobre determinantes
podem contribuir para a formação inicial docente? Para responder a está pergunta utilizamos
como referencias as ideias de Pimenta e Lima (2011), Ghedin et al (2015), dentre outros.
Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada
como uma aproximação da pesquisa de campo no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006)
utilizamos o diário de campo como principal instrumento de coleta de dados.
Descrição:
SILVA, S. C. Ensino de determinantes: uma reflexão sobre o estágio supervisionado como espaço de formação docente. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.