Resumo:
O presente trabalho objetiva analisar a construção de objetos de ensino, relacionado ao
conceito de funções, utilizando a linguagem de programação Scratch. A intenção foi construir
atividades para serem exploradas n o ensino de funções (afins e quadráticas) - visando o
aprendizado de conceitos que são envolvidos neste conteúdo. Procuramos nos nortear pela
problemática desta pesquisa: que atividades podemos sugerir, por meio da criação de objetos
de ensino e com a utilização do Scratch, para a construção de conceitos relativos a funções? A
motivação para a realização deste trabalho veio a partir do anseio de atrelar o ensino da
matemática com a tecnologia, já que esta, por sua vez, vem em crescente desenvolvimento e
cada vez mais presente no nosso cotidiano, facilitando diversas atividades rotineir as. Como a
pesquisa é de natureza qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (1994), nossa metodologia foi
desenvolvida e tipificada como uma aproximação da pesquisa exploratória no sentido de
Fiorentini e Lorenzato (2006). Com isso, fizemos uma reflexão sobre o que pode ser
desenvolvido sobre o conceito de funções com o uso do recurso já citado. Os resultados dessa
pesquisa abrangem a elaboração de atividades que envolvem o conceito de funções afins e
quadráticas, com a linguagem Scratch , permitindo o aluno a desenvolver o raciocínio lógico,
matemático e o poder da criação, mas tendo em vista principalmente o aprendizado de
funções.
Descrição:
SOUSA, D. C. O ensino de funções a fim e quadrática: uma proposta de atividade com o uso da linguagem de programação scratch. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.