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O ensino de funções afim e quadrática: uma proposta de atividade com o uso da linguagem de programação Scratch

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dc.contributor.advisor José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.contributor.author Sousa, Diogo Cabral de
dc.date.accessioned 2016-07-07T19:33:34Z
dc.date.available 2016-07-07T19:33:34Z
dc.date.issued 2016-09-09
dc.identifier.other CDD 515.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10398
dc.description SOUSA, D. C. O ensino de funções a fim e quadrática: uma proposta de atividade com o uso da linguagem de programação scratch. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva analisar a construção de objetos de ensino, relacionado ao conceito de funções, utilizando a linguagem de programação Scratch. A intenção foi construir atividades para serem exploradas n o ensino de funções (afins e quadráticas) - visando o aprendizado de conceitos que são envolvidos neste conteúdo. Procuramos nos nortear pela problemática desta pesquisa: que atividades podemos sugerir, por meio da criação de objetos de ensino e com a utilização do Scratch, para a construção de conceitos relativos a funções? A motivação para a realização deste trabalho veio a partir do anseio de atrelar o ensino da matemática com a tecnologia, já que esta, por sua vez, vem em crescente desenvolvimento e cada vez mais presente no nosso cotidiano, facilitando diversas atividades rotineir as. Como a pesquisa é de natureza qualitativa, conforme Bogdan e Biklen (1994), nossa metodologia foi desenvolvida e tipificada como uma aproximação da pesquisa exploratória no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006). Com isso, fizemos uma reflexão sobre o que pode ser desenvolvido sobre o conceito de funções com o uso do recurso já citado. Os resultados dessa pesquisa abrangem a elaboração de atividades que envolvem o conceito de funções afins e quadráticas, com a linguagem Scratch , permitindo o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, matemático e o poder da criação, mas tendo em vista principalmente o aprendizado de funções. pt_BR
dc.description.sponsorship José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Função quadrática pt_BR
dc.subject Função afim pt_BR
dc.subject Scratch pt_BR
dc.title O ensino de funções afim e quadrática: uma proposta de atividade com o uso da linguagem de programação Scratch pt_BR
dc.type Other pt_BR


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