Resumo:
Nossa pesquisa tem como principal objetivo investigar o papel que as TICs podem oferecer na
formação continuada de professores de Matemática, particularmente a utilização do blog
como recurso metodológico no ensino da Matemática. Diante disso, nossa discussão teórica
está embasada nos trabalhos de Ferreira (2003), Borba e Penteado (2007) e Peres (2006). A
referida pesquisa é de cunho qualitativo, onde foi realizado um estudo de caso com
professores da Educação Básica do município de Monteiro, Paraíba. A metodologia consiste
na aplicação de entrevista e questionário para os professores e na elaboração e execução de
oficinas e a criação de um blog para desenvolver atividades didático-pedagógicas a fim de que
o professor possa programar um ambiente virtual de aprendizagem nas aulas de matemática.
Para tanto, nos inserimos como pesquisadores entre os professores de matemática
investigados para observarmos como eles vêem o uso das tecnologias no ensino da
matemática. Os resultados apontam que apesar dos professores investigados considerarem a
importância dos recursos tecnológicos em sala de aula, sua utilização ainda é reduzida.
Entretanto, no decorrer das oficinas realizadas, percebemos que os professores pesquisados
demonstraram interesse em trabalhar com o blog e reconheceram o seu potencial para o
ensino da Matemática a partir dessa ferramenta. Com a experiência, também foi possível
destacar alguns obstáculos de cunho estrutural e técnico, além de alguma resistência por parte
dos alunos.
Descrição:
SILVA, C. F. Formação continuada de professores e uso de tecnologia: a utilização do blog como recurso metodológico. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.