dc.contributor.advisor |
Marília Lidiane C Costa Alcântara |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Cícero Félix da |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-07T19:44:43Z |
|
dc.date.available |
2016-07-07T19:44:43Z |
|
dc.date.issued |
2016-06-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10401 |
|
dc.description |
SILVA, C. F. Formação continuada de professores e uso de tecnologia: a utilização do blog como recurso metodológico. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nossa pesquisa tem como principal objetivo investigar o papel que as TICs podem oferecer na
formação continuada de professores de Matemática, particularmente a utilização do blog
como recurso metodológico no ensino da Matemática. Diante disso, nossa discussão teórica
está embasada nos trabalhos de Ferreira (2003), Borba e Penteado (2007) e Peres (2006). A
referida pesquisa é de cunho qualitativo, onde foi realizado um estudo de caso com
professores da Educação Básica do município de Monteiro, Paraíba. A metodologia consiste
na aplicação de entrevista e questionário para os professores e na elaboração e execução de
oficinas e a criação de um blog para desenvolver atividades didático-pedagógicas a fim de que
o professor possa programar um ambiente virtual de aprendizagem nas aulas de matemática.
Para tanto, nos inserimos como pesquisadores entre os professores de matemática
investigados para observarmos como eles vêem o uso das tecnologias no ensino da
matemática. Os resultados apontam que apesar dos professores investigados considerarem a
importância dos recursos tecnológicos em sala de aula, sua utilização ainda é reduzida.
Entretanto, no decorrer das oficinas realizadas, percebemos que os professores pesquisados
demonstraram interesse em trabalhar com o blog e reconheceram o seu potencial para o
ensino da Matemática a partir dessa ferramenta. Com a experiência, também foi possível
destacar alguns obstáculos de cunho estrutural e técnico, além de alguma resistência por parte
dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Marília Lidiane C Costa Alcântara |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Blog |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada de professores e uso de tecnologia: a utilização do blog como recurso metodológico |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |