UEPB - Repositório Digital

Formação continuada de professores e uso de tecnologia: a utilização do blog como recurso metodológico

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Marília Lidiane C Costa Alcântara pt_BR
dc.contributor.author Silva, Cícero Félix da
dc.date.accessioned 2016-07-07T19:44:43Z
dc.date.available 2016-07-07T19:44:43Z
dc.date.issued 2016-06-07
dc.identifier.other CDD 371.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10401
dc.description SILVA, C. F. Formação continuada de professores e uso de tecnologia: a utilização do blog como recurso metodológico. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Nossa pesquisa tem como principal objetivo investigar o papel que as TICs podem oferecer na formação continuada de professores de Matemática, particularmente a utilização do blog como recurso metodológico no ensino da Matemática. Diante disso, nossa discussão teórica está embasada nos trabalhos de Ferreira (2003), Borba e Penteado (2007) e Peres (2006). A referida pesquisa é de cunho qualitativo, onde foi realizado um estudo de caso com professores da Educação Básica do município de Monteiro, Paraíba. A metodologia consiste na aplicação de entrevista e questionário para os professores e na elaboração e execução de oficinas e a criação de um blog para desenvolver atividades didático-pedagógicas a fim de que o professor possa programar um ambiente virtual de aprendizagem nas aulas de matemática. Para tanto, nos inserimos como pesquisadores entre os professores de matemática investigados para observarmos como eles vêem o uso das tecnologias no ensino da matemática. Os resultados apontam que apesar dos professores investigados considerarem a importância dos recursos tecnológicos em sala de aula, sua utilização ainda é reduzida. Entretanto, no decorrer das oficinas realizadas, percebemos que os professores pesquisados demonstraram interesse em trabalhar com o blog e reconheceram o seu potencial para o ensino da Matemática a partir dessa ferramenta. Com a experiência, também foi possível destacar alguns obstáculos de cunho estrutural e técnico, além de alguma resistência por parte dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Marília Lidiane C Costa Alcântara pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pt_BR
dc.subject Formação de professores de Matemática pt_BR
dc.subject Blog pt_BR
dc.title Formação continuada de professores e uso de tecnologia: a utilização do blog como recurso metodológico pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta