Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central analisar como se deu o processo de construção
do ensino de matemática na rede pública municipal da cidade do Congo – PB. Nossa pesquisa
surgiu a partir de discussão em componentes curriculares da graduação sobre a importância da
História da Educação Matemática como um instrumento importante para a compreensão do
ensino de Matemática. Nessas reflexões nos perguntamos como se deu processo no município
do Congo? Assim nossa pergunta foi: como se deu o processo de construção do ensino de
matemática na rede pública municipal da cidade do Congo. Para responder está pergunta
utilizamos como referências as ideias de Miguel e Miorim (2008), Ganica (2012), dentre
outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e
tipificada como uma investigação baseada na história oral fizemos uma busca documental e
entrevista a primeira professora de matemática do município. Os resultados mostram que o
ensino era essencialmente tradicional, apoiado no livro didático, as condições de trabalho
eram precárias e não havia um processo de fortalecimento da identidade docente.
Descrição:
COSTA, I. S. História da educação matemática no Congo - PB: reconstruindo memórias . 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.