Resumo:
Apesar dos avanços na legislação, a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas regulares vem sendo, ainda, um grande desafio para as estâncias governamentais, assim como para educadores e familiares. Dessa forma, as instituições educacionais vêm discutindo procedimentos pedagógicos que possam favorecer tal processo de inclusão. O objetivo principal desse presente estudo foi compreender a importância de um atendimento pedagógico e individualizado para a aprendizagem e o desenvolvimento de uma jovem com síndrome de Down. A jovem atendida estava matriculada no 5º ano em uma escola regular, no município de Campina Grande- PB. O atendimento era realizado no núcleo de educação especial na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, campus Campina Grande. Utilizamos como instrumento metodológico observação participante, a qual foi realizada no período de novembro de 2013 a junho de 2014. Os resultados demonstraram que o trabalho com jogos pedagógicos, a exemplo de alguns jogos matemáticos, alfabeto móvel e caça palavras ajudam na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. As atividades do cotidiano, como fazer compras no supermercado, ajudaram a referida aluna a compreender as operações matemáticas. Por fim, compreendemos que um trabalho pedagógico individualizado pode auxiliar significativamente o desenvolvimento cognitivo do aluno com necessidade educacional especial.
Descrição:
Brandão, A. T. de A. Construindo possibilidades para a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.