UEPB - Repositório Digital

Construindo possibilidades para a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brandão, Anna Terra de Araújo
dc.date.accessioned 2016-07-12T16:04:29Z
dc.date.available 2016-07-12T16:04:29Z
dc.date.issued 2014-12-16
dc.identifier.other CDD 371.94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10455
dc.description Brandão, A. T. de A. Construindo possibilidades para a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Apesar dos avanços na legislação, a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas regulares vem sendo, ainda, um grande desafio para as estâncias governamentais, assim como para educadores e familiares. Dessa forma, as instituições educacionais vêm discutindo procedimentos pedagógicos que possam favorecer tal processo de inclusão. O objetivo principal desse presente estudo foi compreender a importância de um atendimento pedagógico e individualizado para a aprendizagem e o desenvolvimento de uma jovem com síndrome de Down. A jovem atendida estava matriculada no 5º ano em uma escola regular, no município de Campina Grande- PB. O atendimento era realizado no núcleo de educação especial na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, campus Campina Grande. Utilizamos como instrumento metodológico observação participante, a qual foi realizada no período de novembro de 2013 a junho de 2014. Os resultados demonstraram que o trabalho com jogos pedagógicos, a exemplo de alguns jogos matemáticos, alfabeto móvel e caça palavras ajudam na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. As atividades do cotidiano, como fazer compras no supermercado, ajudaram a referida aluna a compreender as operações matemáticas. Por fim, compreendemos que um trabalho pedagógico individualizado pode auxiliar significativamente o desenvolvimento cognitivo do aluno com necessidade educacional especial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão Escolar pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Individualizado pt_BR
dc.title Construindo possibilidades para a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta