Resumo:
O presente trabalho trata do espaço que é dado à leitura por prazer em turmas de 5º Ano. O objetivo geral foi analisar a atenção que é dada por professores e alunos de turmas de 5º Ano à leitura por prazer. Para tanto foram tomados como objetivos específicos: Apresentar concepções de leitura; Refletir sobre o papel do professor na formação de leitores; Apresentar orientações didáticas para formação de leitores; Refletir sobre a importância da leitura por prazer nos anos iniciais do ensino fundamental; Verificar propostas de leitura por professores a alunos de 5º ano. Inicialmente, foi produzido um texto de fundamentação teórica para o qual se recorreu a autores como Koch e Elias (2010), Cagliari (2010), Meirelles (2010), Soares (2008, 2005), dentre outros. A pesquisa foi realizada numa escola pública da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB, contando com a participação de duas professoras e de 24 estudantes de duas turmas de 5º Ano. A temática determinou a escolha da abordagem qualitativa no tratamento metodológico do fenômeno estudado, e o levantamento dos dados foi feito por meio da técnica de entrevista semiestruturada e com a utilização do Diário de campo. A análise dos dados levou a considerar que é ínfima a atenção que é dada por professores e alunos de turmas de 5º Ano à leitura por prazer, na escola onde foi realizada a pesquisa. Cremos que para se comprometer com a formação de leitores, a escola deve ser o espaço privilegiado onde os alunos encontrem incentivos para gostar cada vez mais de ler e sentir prazer com a leitura.
Descrição:
Santos, I. R. dos. Leitura no 5º ano: há espaço para o prazer?. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.