Resumo:
A desmistificação do uso de filmes não apenas como entretenimento, mas mostrar que eles
podem ser incorporados no currículo escolar, de forma didático-pedagógica, que tanto
professores como alunos sejam beneficiados, vem a ser um objetivo perseguido deste trabalho
monográfico, o qual é o resultado de uma pesquisa, realizada através da observação
participante em uma turma Multisseriada (1º, 2º, 4º e 5º ano) do Ensino Fundamental I, no
período de agosto e setembro de 2014, na E. E. E. F. Fazenda Jardim, no município de
Fagundes–PB. Esta experiência possibilita a interação entre cinema e o Tema Transversal
Meio Ambiente, escola e sociedade, promovendo aos sujeitos participantes a construção de
conhecimentos e uma visão crítica sobre pontos presentes nos novos artefatos culturais
presentes na sociedade pós-moderna (como anúncios, novela, cinema, desenho animados
etc.). A fim de atingir esse objetivo, foi elaborado um Projeto Intervenção com o
planejamento de atividades pedagógicas e de análise e reflexão, organizadas para o trabalho
com o cinema e o Tema Transversal Meio Ambiente dos PCN´s/MEC, abordando temas
como: Conhecer os problemas ambientais ocasionados pelo acúmulo de lixo e/ou sua
destinação inadequada; Promover uma atitude de cuidado e atenção ambiental na localidade;
Aumento da produção de lixo nas últimas décadas e suas consequências para a vida no
planeta.Para a fundamentação teórica, destacamos os conceitos e argumentos de: identidade
(COSTA, 2005; KELLNER 1995), cinema (DUARTE, 2002), cinema na escola
(NAPOLITANO, 2003), temas transversais (GALLO, 2001; RAMOS, 1998; LOPES, 2001),
meio ambiente (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONIAS, 1997; LOUREIRO,
2004). Ao longo deste trabalho, destacaremos a importância do educador dispor de
instrumentos para avaliar, criticar e identificar aquilo que pode ser tomado como elemento de
reflexão sobre o cinema, educando seu olhar para novas leituras de imagens, tomando como
base o acesso a diferentes tipos de filmes, não ocultando conceitos relevantes para a formação
de crianças e adolescentes.
Descrição:
SOUZA, M. de. "Quanto lixo! O que fazer?" análise etnográfica de experiência pedagógica através do filme wall-e na Escola Fazenda Jardim (Fagundes-PB). 2015. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.