Resumo:
Esta pesquisa trata do tema formação de professores em serviço e a significação
desta na vida profissional e pessoal de professores que a acessam. Buscou-se
como objetivo geral analisar o impacto da formação conferida pela Pedagogia em
Regime Especial/PARFOR/UEPB na vida profissional e pessoal de docentes que a
acessaram e como objetivos específicos contextualizar o curso de Pedagogia em
Regime Especial/PARFOR, oferecido pela UEPB, nos ciclos discursivos das políticas
educacionais, coletar e sistematizar dados, através de entrevistas com 5 professores
cursistas e 2 professores formadores e a coordenadora do curso na instituição,
sobre o Curso de Pedagogia em Regime Especial/PARFOR no ano de 2014
oferecido pela UEPB. Grande é a oferta de programas que contribuem para a
qualidade da educação, e o PARFOR foi criado em 2009 como alternativa
emergencial para qualificar mais de 600.000 professores que não possuíam ensino
superior, mesmo após a chamada Década da Educação, em parceria com a capes,
estado, municípios e instituições de Ensino Superior. Para alcançar o proposto,
ancoramo-nos na produção de Stephen Ball (2004) e Mainardes (2006), dentre
outros autores que permitem uma apreciação não linear, mas contextualizada, não
centrada no Estado e/ou mercado, e por meio desse referencial perceber no
discurso dos professores os efeitos da política em sua prática docente, bem como
na sua vida pessoal. Entendemos que esta modalidade de curso é emergencial e
alternativa para o quadro precário da formação de professores que o país apresenta
no momento fazendo-se necessário considerar a complexidade do conhecimento,
das mídias e do mercado.
Descrição:
SANTOS, R. B. J. dos. Significações nas políticas para a formação de professores em serviço/ PARFOR/ UEPB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.