UEPB - Repositório Digital

Significações nas políticas para a formação de professores em serviço/ PARFOR/ UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Rayane Bezerra Julião dos
dc.date.accessioned 2016-07-13T13:33:21Z
dc.date.available 2016-07-13T13:33:21Z
dc.date.issued 2014-12-09
dc.identifier.other 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10506
dc.description SANTOS, R. B. J. dos. Significações nas políticas para a formação de professores em serviço/ PARFOR/ UEPB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa trata do tema formação de professores em serviço e a significação desta na vida profissional e pessoal de professores que a acessam. Buscou-se como objetivo geral analisar o impacto da formação conferida pela Pedagogia em Regime Especial/PARFOR/UEPB na vida profissional e pessoal de docentes que a acessaram e como objetivos específicos contextualizar o curso de Pedagogia em Regime Especial/PARFOR, oferecido pela UEPB, nos ciclos discursivos das políticas educacionais, coletar e sistematizar dados, através de entrevistas com 5 professores cursistas e 2 professores formadores e a coordenadora do curso na instituição, sobre o Curso de Pedagogia em Regime Especial/PARFOR no ano de 2014 oferecido pela UEPB. Grande é a oferta de programas que contribuem para a qualidade da educação, e o PARFOR foi criado em 2009 como alternativa emergencial para qualificar mais de 600.000 professores que não possuíam ensino superior, mesmo após a chamada Década da Educação, em parceria com a capes, estado, municípios e instituições de Ensino Superior. Para alcançar o proposto, ancoramo-nos na produção de Stephen Ball (2004) e Mainardes (2006), dentre outros autores que permitem uma apreciação não linear, mas contextualizada, não centrada no Estado e/ou mercado, e por meio desse referencial perceber no discurso dos professores os efeitos da política em sua prática docente, bem como na sua vida pessoal. Entendemos que esta modalidade de curso é emergencial e alternativa para o quadro precário da formação de professores que o país apresenta no momento fazendo-se necessário considerar a complexidade do conhecimento, das mídias e do mercado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject PARFOR pt_BR
dc.subject Qualidade na educação pt_BR
dc.title Significações nas políticas para a formação de professores em serviço/ PARFOR/ UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta