Resumo:
Este trabalho tem como objeto de reflexão o processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa nas escolas de ensino médio. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscamos ampliar os conceitos de texto e leitura, visto que, com os avanços da tecnologia, novos parâmetros são inseridos na comunicação. Em seguida, procuramos compreender a vertente do ensino a partir da proposta de letramento que, diante das transformações tecnológicas e com os estudos de inclusão social, senso crítico e de cidadania na educação, faz surgir várias variantes de sua concepção. Com base nas teorias de Aebersold e Field (1997), Nuttall (1987) e Harmer (1998) sobre as concepções de leitura, e nos estudos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e das OCEM (BRASIL, 2008) sobre Letramento, objetivamos analisar e usar as novas orientações metodológicas que se voltam para o propósito autêntico da comunicação, visando propor uma sequência didática que demostre o trabalho com atividades de leitura inseridas num propósito mais significativo, e, com isso, exemplificar a proposta de letramento e o uso de materiais autênticos por meio desta Sequência Didática, no intuito de promover atividades que despertem o interesse e o empenho dos alunos no que concerne à leitura em língua inglesa.
Descrição:
Costa, F. F. de B. Leitura em língua Inglesa: desenvolvendo uma sequência didática sob a perspectiva de letramento. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.