Resumo:
Nosso objetivo com este trabalho é fazer uma análise de quatro principais Métodos e
Enfoques de ensino de língua estrangeira ao longo da história, sendo eles: Método
Gramática-Tradução, Método Direto, Audiolinguístico e Enfoque Comunicativo.
Partindo do principio de que cada metodologia de ensino apresenta sua concepção de
ensino e aprendizagem, no entanto os três primeiros citados não conseguiram alcançar
grandes êxitos por apresentarem falhas no processo de ensino-aprendizagem, e o
Enfoque Comunicativo segundo os linguísticos Richards e Rodgers (2003, p. 151) falam
que “La enseñanza Comunicativa de la lengua (ECL) marca el comienzo de un gran
cambio de paradigma en la enseñanza de idiomas en el siglo XX, un cambio cuyas
repercusiones se siguen sintiendo todavía hoy”
1
. Diante disso, faremos uma reflexão
sobre as contribuições dos enfoques para as práticas de ensino atual de língua
estrangeira, primeiro fazendo um levantamento teórica dos métodos citados e
posteriormente observando aulas. Para tanto, teremos como objeto de análise as aulas
do projeto de extensão “Espanhol no Campus” desenvolvido no Campus VI, da UEPB
no período equivalente há um semestre, subdivididos em unidades temáticas. A
interpretação dos dados revelou que há contribuições em grandes quantidades (positivas
ou negativas) dos outros métodos no atual ensino de língua espanhola.
Descrição:
QUEIROZ, G. A. As contribuições dos enfoques e métodos no atual ensino de língua espanhola. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras / Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.