UEPB - Repositório Digital

As contribuições dos enfoques e métodos no atual ensino de língua espanhola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Queiroz, Geovânia Aires de
dc.date.accessioned 2016-07-14T19:41:09Z
dc.date.available 2016-07-14T19:41:09Z
dc.date.issued 2014-08-18
dc.identifier.other CDD 460
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10570
dc.description QUEIROZ, G. A. As contribuições dos enfoques e métodos no atual ensino de língua espanhola. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras / Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Nosso objetivo com este trabalho é fazer uma análise de quatro principais Métodos e Enfoques de ensino de língua estrangeira ao longo da história, sendo eles: Método Gramática-Tradução, Método Direto, Audiolinguístico e Enfoque Comunicativo. Partindo do principio de que cada metodologia de ensino apresenta sua concepção de ensino e aprendizagem, no entanto os três primeiros citados não conseguiram alcançar grandes êxitos por apresentarem falhas no processo de ensino-aprendizagem, e o Enfoque Comunicativo segundo os linguísticos Richards e Rodgers (2003, p. 151) falam que “La enseñanza Comunicativa de la lengua (ECL) marca el comienzo de un gran cambio de paradigma en la enseñanza de idiomas en el siglo XX, un cambio cuyas repercusiones se siguen sintiendo todavía hoy” 1 . Diante disso, faremos uma reflexão sobre as contribuições dos enfoques para as práticas de ensino atual de língua estrangeira, primeiro fazendo um levantamento teórica dos métodos citados e posteriormente observando aulas. Para tanto, teremos como objeto de análise as aulas do projeto de extensão “Espanhol no Campus” desenvolvido no Campus VI, da UEPB no período equivalente há um semestre, subdivididos em unidades temáticas. A interpretação dos dados revelou que há contribuições em grandes quantidades (positivas ou negativas) dos outros métodos no atual ensino de língua espanhola. pt_BR
dc.description.sponsorship Jozefh Fernando Soares Queiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da língua espanhola pt_BR
dc.subject Método Gramática (Tradução) pt_BR
dc.subject Projeto de extensão (Espanhol no Campus VI) pt_BR
dc.subject Método Direto pt_BR
dc.subject Método Audiolingual pt_BR
dc.subject Método Comunicativo pt_BR
dc.title As contribuições dos enfoques e métodos no atual ensino de língua espanhola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta