Resumo:
O presente trabalho reflete acerca do panorama das principais metodologias do ensino de línguas estrangeiras, tais como a Tradicional, Direta, Audiolingual e Comunicativa, como também explana a era Pós-método pela qual o ensino de línguas estrangeiras se incumbe. O estudo baseia-se na problemática sobre quais os métodos seriam mais propícios a utilizar em sala de aula com os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio de Amparo- PB, para que os discentes adquiram e optem pela língua espanhola de maneira motivadora para os exames vestibulares. O objetivo é apresentar de maneira concisa as teorias e principais características das metodologias do ensino de línguas estrangeiras analisando as aulas de língua espanhola, tendo como embasamento os estudos de Almeida Filho (1993), Cestaro (2010), Jalil e Procailo (2009), Leffa (1988), Pedreiro (2013), Pérez (2004) e Vilaça (2008). A pesquisa se deu por intermédio da observação das aulas de língua espanhola aos pré-vestibulandos e aplicação de questionário semiestruturado ao docente para identificar qual método ele atua. Percebeu-se que o docente não usa apenas uma metodologia, mas faz uso do ecletismo, visando a adequação ao contexto social, cultural e à realidade ao qual os alunos pertencem.
Descrição:
ALMEIDA, S. S. As metodologias utilizadas no ensino de língua espanhola na 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Amparo - PB. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]