Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central analisar o potencial de atividades de iniciação a
educação algébrica para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A motivação para
realização desta pesquisa surgiu a partir de discussões no Núcleo de Estudos e Práticas em
Educação Matemática (NEPEMAT) do (CCHE/UEPB), onde foi possível perceber que a
Educação Algébrica nos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda é algo pouco discutido.
Assim planejamos e oferecemos um Curso de Extensão sobre Educação Algébrica para
Crianças. Os dados coletados no Curso tinham o objetivo de responder a seguinte questão
norteadora: como atividades estruturadas para iniciação da educação algébrica podem ajudar
alunos do 2º ciclo do Ensino Fundamental no desenvolvimento do seu pensamento algébrico?
Para responder está pergunta utilizamos como referencias as ideias de Lins (1997), Van de
Walle (2009), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e
Biklen (1994) e tipificada como pesquisa de campo no sentido de Fiorentini e Lorenzato
(2006) utilizamos o diário de campo e o questionário como instrumento de dados.
Participaram da pesquisa sete crianças, os resultados indicam que atividades estruturadas de
iniciação a álgebra podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico,
permitindo aos alunos atribuírem significado para situações de generalização e análise de
expressões.
Descrição:
TEIXEIRA, L. C. A. Educação algébrica nos anos iniciais: uma experiência com alunos do 2° Ciclo do Ensino Fundamental. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.