UEPB - Repositório Digital

Educação algébrica nos anos iniciais: uma experiência com alunos do 2° Ciclo do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.contributor.author Teixeira, Lucelma Cristine de Araújo
dc.date.accessioned 2016-07-14T20:10:17Z
dc.date.available 2016-07-14T20:10:17Z
dc.date.issued 2014-08-14
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10571
dc.description TEIXEIRA, L. C. A. Educação algébrica nos anos iniciais: uma experiência com alunos do 2° Ciclo do Ensino Fundamental. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo central analisar o potencial de atividades de iniciação a educação algébrica para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A motivação para realização desta pesquisa surgiu a partir de discussões no Núcleo de Estudos e Práticas em Educação Matemática (NEPEMAT) do (CCHE/UEPB), onde foi possível perceber que a Educação Algébrica nos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda é algo pouco discutido. Assim planejamos e oferecemos um Curso de Extensão sobre Educação Algébrica para Crianças. Os dados coletados no Curso tinham o objetivo de responder a seguinte questão norteadora: como atividades estruturadas para iniciação da educação algébrica podem ajudar alunos do 2º ciclo do Ensino Fundamental no desenvolvimento do seu pensamento algébrico? Para responder está pergunta utilizamos como referencias as ideias de Lins (1997), Van de Walle (2009), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como pesquisa de campo no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006) utilizamos o diário de campo e o questionário como instrumento de dados. Participaram da pesquisa sete crianças, os resultados indicam que atividades estruturadas de iniciação a álgebra podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico, permitindo aos alunos atribuírem significado para situações de generalização e análise de expressões. pt_BR
dc.description.sponsorship José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ciclo do Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Educação algébrica pt_BR
dc.subject Álgebra pt_BR
dc.title Educação algébrica nos anos iniciais: uma experiência com alunos do 2° Ciclo do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta