Resumo:
Neste trabalho apresentamos resultados de um estudo vinculado ao curso de
Licenciatura Plena em Matemática da (UEPB) – Universidade Estadual da Paraíba –
Campus VI Monteiro, o qual discute a Resolução de Problema com o conteúdo de
Matrizes. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, os alunos do segundo ano
do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade do Congo, Paraíba, compõem o
universo desse estudo. Na pesquisa em questão foram ministradas aulas com o conteúdo
de matrizes via Resolução de Problemas. Para a realização da mesma nos apoiamos nas
ideias de George Polya (1986), As Orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais
(OCN) (2006), e Onuchic (2004) entre outros. Esse estudo teve como objetivo
investigar e ressaltar as possibilidades metodológicas da resolução de Problemas no
processo de ensino e aprendizagem de matrizes. Os resultados obtidos demonstraram
que os sujeitos inicialmente sentiram dificuldades em resolver as situações problema,
mas que as dificuldades foram sanadas com a colaboração dos trabalhos em grupo.
Descrição:
BARBOSA, F. O ensino de matrizes via resolução de problema: caminhos trilhados pelo professor de matemática e seus alunos do 2° ano do Ensino Médio. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.