Resumo:
Este trabalho propõe-se analisar o papel dos materiais manipuláveis e dos jogos como
recurso didático na aprendizagem dos números inteiros em uma turma do 7º ano do
Ensino Fundamental. O estudo fundamenta-se nas idéias de Smole (2007), que
apresenta os jogos como um recurso que facilita o desenvolvimento do raciocínio, da
interação com o meio social; Lorenzato (2006), este define material concreto como
qualquer instrumento útil ao processo de ensino-aprendizagem. Turrioni (2004) que
defende estes recursos como uma metodologia alternativa no ensino de matemática,
Miorim (1998) que apresenta o surgimento da educação matemática e o aprendizado
através da investigação e do raciocínio; entre outros. A pesquisa de cunho qualitativo e
realizada em campo foi obtida ao longo de vinte dois encontros, que são descritos e
analisados ao longo trabalho, com alunos de uma turma de 7º ano do Ensino
Fundamental em uma escola estadual da cidade de São José dos Cordeiros – PB. Como
resultados, obtivemos respostas satisfatórias e constatação de êxito na utilização dos
recursos apresentados.
Descrição:
LINO NETO, J. Os jogos e os números inteiros relativos no 7° ano do Ensino Fundamental: algumas reflexões. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.