dc.contributor.advisor |
Maria José Neves de Amorim Moura |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lino Neto, João |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-18T18:29:25Z |
|
dc.date.available |
2016-07-18T18:29:25Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10593 |
|
dc.description |
LINO NETO, J. Os jogos e os números inteiros relativos no 7° ano do Ensino Fundamental: algumas reflexões. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho propõe-se analisar o papel dos materiais manipuláveis e dos jogos como
recurso didático na aprendizagem dos números inteiros em uma turma do 7º ano do
Ensino Fundamental. O estudo fundamenta-se nas idéias de Smole (2007), que
apresenta os jogos como um recurso que facilita o desenvolvimento do raciocínio, da
interação com o meio social; Lorenzato (2006), este define material concreto como
qualquer instrumento útil ao processo de ensino-aprendizagem. Turrioni (2004) que
defende estes recursos como uma metodologia alternativa no ensino de matemática,
Miorim (1998) que apresenta o surgimento da educação matemática e o aprendizado
através da investigação e do raciocínio; entre outros. A pesquisa de cunho qualitativo e
realizada em campo foi obtida ao longo de vinte dois encontros, que são descritos e
analisados ao longo trabalho, com alunos de uma turma de 7º ano do Ensino
Fundamental em uma escola estadual da cidade de São José dos Cordeiros – PB. Como
resultados, obtivemos respostas satisfatórias e constatação de êxito na utilização dos
recursos apresentados. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Maria José Neves de Amorim Moura |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos na matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais manipuláveis (Matemática) |
pt_BR |
dc.subject |
Números inteiros |
pt_BR |
dc.title |
Os jogos e os números inteiros relativos no 7° ano do Ensino Fundamental: algumas reflexões |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |