UEPB - Repositório Digital

Os jogos e os números inteiros relativos no 7° ano do Ensino Fundamental: algumas reflexões

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maria José Neves de Amorim Moura pt_BR
dc.contributor.author Lino Neto, João
dc.date.accessioned 2016-07-18T18:29:25Z
dc.date.available 2016-07-18T18:29:25Z
dc.date.issued 2014-07-22
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10593
dc.description LINO NETO, J. Os jogos e os números inteiros relativos no 7° ano do Ensino Fundamental: algumas reflexões. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe-se analisar o papel dos materiais manipuláveis e dos jogos como recurso didático na aprendizagem dos números inteiros em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo fundamenta-se nas idéias de Smole (2007), que apresenta os jogos como um recurso que facilita o desenvolvimento do raciocínio, da interação com o meio social; Lorenzato (2006), este define material concreto como qualquer instrumento útil ao processo de ensino-aprendizagem. Turrioni (2004) que defende estes recursos como uma metodologia alternativa no ensino de matemática, Miorim (1998) que apresenta o surgimento da educação matemática e o aprendizado através da investigação e do raciocínio; entre outros. A pesquisa de cunho qualitativo e realizada em campo foi obtida ao longo de vinte dois encontros, que são descritos e analisados ao longo trabalho, com alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual da cidade de São José dos Cordeiros – PB. Como resultados, obtivemos respostas satisfatórias e constatação de êxito na utilização dos recursos apresentados. pt_BR
dc.description.sponsorship Maria José Neves de Amorim Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Jogos na matemática pt_BR
dc.subject Materiais manipuláveis (Matemática) pt_BR
dc.subject Números inteiros pt_BR
dc.title Os jogos e os números inteiros relativos no 7° ano do Ensino Fundamental: algumas reflexões pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta