Resumo:
Os discursos que integram as relações sociais são materializados de diferentes formas e, através
da linguagem, veiculam aspectos históricos, sociais, ideológicos e comportamentais dos sujeitos;
impregnando suas crenças e atitudes, bem como determinando sua identidade. Nesse sentido,
compreendendo a música como uma das formas de manifestação da linguagem, entende-se que
ela também é responsável pela consubstanciação de discursos, de modo que reproduz ideologias
de diversas linhagens. Examinando a história da mulher negra no Brasil, é nítido observar
resquícios de exclusão e desvalorização, pois desde o período escravocrata ela tem sido vítima de
um discurso discriminatório, sendo quase sempre associada ao serviço doméstico e à sexualidade.
Partindo de tais pressupostos, este trabalho objetiva analisar a representatividade da mulher negra
nas letras de algumas músicas brasileiras, buscando evidenciar as relações/formações discursivas
que se revelam no plano do conteúdo musical, por um viés semântico e discursivo. Para tanto,
parte de um estudo exploratório e bibliográfico, inserindo-se no rol das pesquisas de cunho
qualitativo. Fundamenta-se nos estudos semânticos (GOMES, 2003; TAMBA, 2006; FIORIN,
2005), na Análise do Discurso de linha francesa (AD) (ORLANDI, 1999; FERNANDES, 2008),
nos estudos de gênero e identidade (SAFIOTTI, 1976; HALL, 2006), dentre outros. Com base
nos resultados, constata que a música tem a capacidade de transitar por diferentes contextos
sócio-históricos e culturais, veiculando as ideologias de uma sociedade ou de um grupo social, a
exemplo da etnia negra.
Descrição:
SILVA, F. Representação da mulher negra na música brasileira: uma abordagem semântico-discursiva. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.