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Representação da mulher negra na música brasileira: uma abordagem semântico-discursiva

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dc.contributor.author Silva, Fernanda
dc.date.accessioned 2016-07-19T15:45:54Z
dc.date.available 2016-07-19T15:45:54Z
dc.date.issued 2016-07-01
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10620
dc.description SILVA, F. Representação da mulher negra na música brasileira: uma abordagem semântico-discursiva. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Os discursos que integram as relações sociais são materializados de diferentes formas e, através da linguagem, veiculam aspectos históricos, sociais, ideológicos e comportamentais dos sujeitos; impregnando suas crenças e atitudes, bem como determinando sua identidade. Nesse sentido, compreendendo a música como uma das formas de manifestação da linguagem, entende-se que ela também é responsável pela consubstanciação de discursos, de modo que reproduz ideologias de diversas linhagens. Examinando a história da mulher negra no Brasil, é nítido observar resquícios de exclusão e desvalorização, pois desde o período escravocrata ela tem sido vítima de um discurso discriminatório, sendo quase sempre associada ao serviço doméstico e à sexualidade. Partindo de tais pressupostos, este trabalho objetiva analisar a representatividade da mulher negra nas letras de algumas músicas brasileiras, buscando evidenciar as relações/formações discursivas que se revelam no plano do conteúdo musical, por um viés semântico e discursivo. Para tanto, parte de um estudo exploratório e bibliográfico, inserindo-se no rol das pesquisas de cunho qualitativo. Fundamenta-se nos estudos semânticos (GOMES, 2003; TAMBA, 2006; FIORIN, 2005), na Análise do Discurso de linha francesa (AD) (ORLANDI, 1999; FERNANDES, 2008), nos estudos de gênero e identidade (SAFIOTTI, 1976; HALL, 2006), dentre outros. Com base nos resultados, constata que a música tem a capacidade de transitar por diferentes contextos sócio-históricos e culturais, veiculando as ideologias de uma sociedade ou de um grupo social, a exemplo da etnia negra. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Linduarte Pereira Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Mulher negra pt_BR
dc.subject Música brasileira pt_BR
dc.subject Semântica pt_BR
dc.title Representação da mulher negra na música brasileira: uma abordagem semântico-discursiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


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