Resumo:
Pretende-se, neste trabalho, discutir a necessidade de uma articulação entre teoria e prática na formação do professor. E verificar como é possível desenvolver o ensino de leitura e escrita em sala de aula durante o estágio supervisionado, e a contribuição do estágio para a formação docente por meio das experiências vivenciadas. Sabe se que o professor deve aplicar o ensino de língua portuguesa inovando com uma base teórica metodológica satisfatória que venha proporcionar bons resultados ao ensino/aprendizagem dos alunos, pois segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Ocem (2008, p. 17-18) é no ensino médio que as habilidades adquiridas no ensino fundamental devem ser aprimoradas e estabelecidas. Este trabalho organiza-se em quatro partes, inicia-se com base em textos teóricos de autores que trazem uma nova perspectiva para o ensino de leitura e escrita, prosseguindo com a realização da pesquisa em campo numa escola pública, em uma turma do 1° ano do ensino médio conforme segue o relato de experiência. E por fim, uma reflexão para o ensino e a formação do professor. Considerando-se a importância de se trabalhar com a leitura e escrita de gêneros discursivos, essa pesquisa respalda-se nos fundamentos teóricos de Lopes-Rossi (2005), Cunha (2002), Bagno (2002) e Guimarães (2012), entre outros.
Descrição:
BATISTA, J. N. Leitura, produção e divulgação de textos: uma proposta pedagógica. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.