dc.contributor.author |
Oliveira, Daniele Camila de Almeida Pontes |
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dc.date.accessioned |
2016-07-19T16:36:57Z |
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dc.date.available |
2016-07-19T16:36:57Z |
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dc.date.issued |
2016-05-09 |
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dc.identifier.other |
469 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10656 |
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dc.description |
OLIVEIRA, D. C. de A. P. Sentenças subordinadas substantivas como modalizadoras na construção da argumentação em artigos de opinião. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso das sentenças
subordinadas substantivas como modalizadoras na construção da argumentação em
artigos de opinião da coletânea de alunos finalistas da “Olimpíada de Língua
Portuguesa” Para tanto, foram selecionados trinta e oito textos dos alunos finalistas da
olimpíada de língua portuguesa, Escrevendo o Futuro, o que constitui o corpus da
pesquisa. Os objetivos específicos consistem em (1) descrever os tipos de modalização
materializadas em sentenças subordinadas substantivas dos artigos analisados e (2)
analisar o funcionamento das sentenças substantivas como modalizadoras na construção
da argumentação nos artigos em questão. A pesquisa foi fundamentada a partir de
pressupostos teóricos que consideram a língua em uso, defendidos por Castilho (), Vidal
(2009), Martelotta (2003), Neves (2000), entre outros. Em nossa análise, focalizamos as
construções com sentenças substantivas que introduzem a opinião do articulista. As
construções estudadas apresentaram dois tipos principais de modalização: epistêmica e
deôntica. Esses tipos de modalização são relevantes para a construção da argumentação
do artigo de opinião, ora dando legitimidade ao dizer do articulista como uma verdade
incontestável, ora mobilizando o interlocutor (o leitor) para uma mudança de posição,
em direção à solução dos problemas discutidos no artigo de opinião. A relevância dessa
pesquisa está na proposta de complementação de um material didático que se propõe a
uma abordagem de análise linguística, apontando caminhos para um posicionamento
ativo do professor em sala de aula. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Aline Danielly Leal da Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Modalização |
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dc.subject |
Análise linguística |
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dc.subject |
Sentença subordinada substantiva |
pt_BR |
dc.title |
Sentenças subordinadas substantivas como modalizadoras na construção da argumentação em artigos de opinião |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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