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Sentenças subordinadas substantivas como modalizadoras na construção da argumentação em artigos de opinião

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dc.contributor.author Oliveira, Daniele Camila de Almeida Pontes
dc.date.accessioned 2016-07-19T16:36:57Z
dc.date.available 2016-07-19T16:36:57Z
dc.date.issued 2016-05-09
dc.identifier.other 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10656
dc.description OLIVEIRA, D. C. de A. P. Sentenças subordinadas substantivas como modalizadoras na construção da argumentação em artigos de opinião. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso das sentenças subordinadas substantivas como modalizadoras na construção da argumentação em artigos de opinião da coletânea de alunos finalistas da “Olimpíada de Língua Portuguesa” Para tanto, foram selecionados trinta e oito textos dos alunos finalistas da olimpíada de língua portuguesa, Escrevendo o Futuro, o que constitui o corpus da pesquisa. Os objetivos específicos consistem em (1) descrever os tipos de modalização materializadas em sentenças subordinadas substantivas dos artigos analisados e (2) analisar o funcionamento das sentenças substantivas como modalizadoras na construção da argumentação nos artigos em questão. A pesquisa foi fundamentada a partir de pressupostos teóricos que consideram a língua em uso, defendidos por Castilho (), Vidal (2009), Martelotta (2003), Neves (2000), entre outros. Em nossa análise, focalizamos as construções com sentenças substantivas que introduzem a opinião do articulista. As construções estudadas apresentaram dois tipos principais de modalização: epistêmica e deôntica. Esses tipos de modalização são relevantes para a construção da argumentação do artigo de opinião, ora dando legitimidade ao dizer do articulista como uma verdade incontestável, ora mobilizando o interlocutor (o leitor) para uma mudança de posição, em direção à solução dos problemas discutidos no artigo de opinião. A relevância dessa pesquisa está na proposta de complementação de um material didático que se propõe a uma abordagem de análise linguística, apontando caminhos para um posicionamento ativo do professor em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Aline Danielly Leal da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Modalização pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Sentença subordinada substantiva pt_BR
dc.title Sentenças subordinadas substantivas como modalizadoras na construção da argumentação em artigos de opinião pt_BR
dc.type Other pt_BR


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