Resumo:
Este trabalho tem como seu principal objetivo analisar a importância do estágio
supervisionado durante a formação acadêmica e de que forma as experiências vivenciadas
durante o período de estágio podem contribuir com a formação docente. As contribuições do
estágio supervisionado nos cursos de formação de professores são imprescindíveis, pois além
de promoverem um contato direto com o magistério, contribuem para uma integração entre os
componentes curriculares e a prática. Assim, o propósito do mesmo é contribuir para um
debate em torno do Estágio como um campo de pesquisa, especificamente, entendendo-o
como parte importante da formação do professor. Para fundamentação do trabalho utilizamos
os trabalhos de Pimenta e Lima (2006), Freire (2009) entre outros. Escolhemos uma
abordagem qualitativa e através da análise documental, investigamos trabalhos de pesquisa
desenvolvidos a partir do Estágio da Licenciatura em Matemática do Campus VI da UEPB. A
análise mostra que, quando utilizamos o Estágio como campo de pesquisa, abrirá muitas
possibilidades para formação de professor.
Descrição:
BEZERRA, A. M. N. O estágio supervisionado como campo de pesquisa: uma análise de experiência na licenciatura de matemática do Campus VI. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.