Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central compreender as práticas do professor de
matemática na construção da sua aula a partir do momento do planejamento. A motivação
para realização desta pesquisa surgiu a partir de discussões nas aulas de Prática de Ensino e
Laboratório na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e nas aulas de Estágio Supervisionado, onde foi possível perceber que a utilização do planejamento didático não era tão abordada nos estágios no qual participei. Assim planejamos e desenvolvemos uma entrevista com as professoras sobre a importância do planejamento. Os dados coletados no Curso tinham o objetivo de responder a seguinte questão norteadora: Como se dão as práticas de planejamento do professor de Matemática na
Escola Integral? Para responder está pergunta utilizamos como referencias as ideias de Moretto (2007), Mengolla (2001), dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como pesquisa de campo no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006) utilizamos a entrevista como instrumento de dados. Participaram da pesquisa três professoras, os resultados indicam que o dia de estudo é utilizado para seus fins que é o planejamento didático e que na maioria das vezes esse planejamento é vivenciado nas suas aulas.
Descrição:
LIMA, F. J. O papel do planejamento didático para os professores de matemática do Ensino Integral.. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.