Resumo:
O trabalho tem ao longo da história, uma carga de significados atrelada ao desgaste físico e mental, o que impulsionou a mobilização de trabalhadores a lutar por melhores condições laborais. Na década de 1950, surgiu o movimento pela Qualidade de Vida no Trabalho, cujo objetivo era minimizar os efeitos negativos do emprego. Através da adoção algumas práticas, o QVT pretende fomentar a produtividade com ações que estimulem o empregado e garanta seu bem estar. Nesse contexto, o atual estudo teve como objetivo analisar a percepção dos funcionários de uma agência bancária sobre a QVT em uma agência bancária Itaú-Unibanco em João Pessoa-PB. A metodologia empregada foi de uma pesquisa descritiva, de campo, bibliográfica, caracterizada como estudo de caso de caráter qualitativo e quantitativo. Conforme a análise dos resultados, a constatação é de que o Itaú-Unibanco precisa adotar programas de capacitação, integração entre os funcionários da agência, incentivos à produtividade e revisão da cobrança de metas.
Descrição:
GOUVEIA, M. J. T. Percepção dos funcionários da agência 8210 do Banco Itaú-Unibanco em relação à qualidade de vida no trabalho. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]