Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o potencial de uma atividade de
resolução de problemas que envolvem o tangram como recurso para trabalhar o conceito de
frações. A motivação para este trabalho se deu a partir de trabalhos anteriores ligados ao
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES\PIBID\UEPB). O
Subprojeto do qual fizemos parte como bolsistas está vinculado ao Curso de Licenciatura em
Matemática do Campus – VI da Universidade Estadual da Paraíba em Monteiro. Na ocasião
trabalhos com uma atividade que envolvia o conceito de frações a partir do uso do Tangram,
está atividade havia sido validada por Cavalcante (2013). Observamos uma lacuna que era a
falta de uma análise a priori desta atividade. Assim baseados em Nunes (2005),
Lorenzato (2009) dentre outros autores, realizamos uma pesquisa exploratória no sentido de
Fiorentini e Lorenzato (2006). Análise aponta para o potencial da atividade para trabalhar o
conceito e ideias associadas as frações e sua equivalência, no entanto, revela algumas
limitações como por exemplo a falta clareza na redação das questões propostas.
Descrição:
BEZERRA, H. J. S. S. O ensino de frações: análise a priori de uma atividade com o Tangram. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.