UEPB - Repositório Digital

O ensino de frações: análise a priori de uma atividade com o Tangram

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.contributor.author Bezerra, Hiranez Juanita Soares da Silva
dc.date.accessioned 2016-07-22T17:42:04Z
dc.date.available 2016-07-22T17:42:04Z
dc.date.issued 2016-05-20
dc.identifier.other CDD 513.26
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10796
dc.description BEZERRA, H. J. S. S. O ensino de frações: análise a priori de uma atividade com o Tangram. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o potencial de uma atividade de resolução de problemas que envolvem o tangram como recurso para trabalhar o conceito de frações. A motivação para este trabalho se deu a partir de trabalhos anteriores ligados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES\PIBID\UEPB). O Subprojeto do qual fizemos parte como bolsistas está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática do Campus – VI da Universidade Estadual da Paraíba em Monteiro. Na ocasião trabalhos com uma atividade que envolvia o conceito de frações a partir do uso do Tangram, está atividade havia sido validada por Cavalcante (2013). Observamos uma lacuna que era a falta de uma análise a priori desta atividade. Assim baseados em Nunes (2005), Lorenzato (2009) dentre outros autores, realizamos uma pesquisa exploratória no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006). Análise aponta para o potencial da atividade para trabalhar o conceito e ideias associadas as frações e sua equivalência, no entanto, revela algumas limitações como por exemplo a falta clareza na redação das questões propostas. pt_BR
dc.description.sponsorship José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Fração pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject PIBID (Campus VI) pt_BR
dc.subject Tangram pt_BR
dc.title O ensino de frações: análise a priori de uma atividade com o Tangram pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta