dc.contributor.advisor |
José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bezerra, Hiranez Juanita Soares da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-22T17:42:04Z |
|
dc.date.available |
2016-07-22T17:42:04Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 513.26 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10796 |
|
dc.description |
BEZERRA, H. J. S. S. O ensino de frações: análise a priori de uma atividade com o Tangram. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o potencial de uma atividade de
resolução de problemas que envolvem o tangram como recurso para trabalhar o conceito de
frações. A motivação para este trabalho se deu a partir de trabalhos anteriores ligados ao
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES\PIBID\UEPB). O
Subprojeto do qual fizemos parte como bolsistas está vinculado ao Curso de Licenciatura em
Matemática do Campus – VI da Universidade Estadual da Paraíba em Monteiro. Na ocasião
trabalhos com uma atividade que envolvia o conceito de frações a partir do uso do Tangram,
está atividade havia sido validada por Cavalcante (2013). Observamos uma lacuna que era a
falta de uma análise a priori desta atividade. Assim baseados em Nunes (2005),
Lorenzato (2009) dentre outros autores, realizamos uma pesquisa exploratória no sentido de
Fiorentini e Lorenzato (2006). Análise aponta para o potencial da atividade para trabalhar o
conceito e ideias associadas as frações e sua equivalência, no entanto, revela algumas
limitações como por exemplo a falta clareza na redação das questões propostas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Fração |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID (Campus VI) |
pt_BR |
dc.subject |
Tangram |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de frações: análise a priori de uma atividade com o Tangram |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |