Resumo:
O objetivo principal desse estudo é analisar os trabalhos desenvolvidos em turmas do Ensino
Médio – EJA, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, na
cidade de Sumé, através de projetos elaborados para o Programa Mestres da Educação, do
Governo do Estado da Paraíba, como uma ferramenta auxiliar na prática do ensino de
matemática, que visa resgatar a atenção de grande parte desses alunos, agindo assim, como
um facilitador da aprendizagem. O questionamento principal foi: qual o potencial pedagógico
dos projetos Escolares para o desenvolvimento das práticas do ensino de matemática na EJA?
Para responder este questionamento utilizei como referência as reflexões oriundas do
planejamento, execução e avaliação dos projetos, baseado em referenciais ligados as
pesquisas em Educação Matemática e a Pedagogia de Projetos. Através de uma abordagem
qualitativa, nos moldes da pesquisa documental, fizemos uma análise de duas situações em
projetos de educação para o Programa Mestres da Educação. Os resultados alcançados nos
mostram que o ensino da matemática se torna mais abrangente e participativo quando
utilizamos novas metodologias que facilitem alcançar o conhecimento matemático de cada
aluno.
Descrição:
MACÊDO, E. G. Pedagogia de projetos na EJA: análise da metodologia do ensino da matemática no Programa Mestre da Educação. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.