Resumo:
Essa pesquisa teve como objetivo principal analisar como a Educação Estatística é vista pelos
docentes responsáveis pela formação dos futuros professores no Curso de Licenciatura em
Matemática do Campus VI da (UEPB). A motivação para esta pesquisa surgiu através de
reflexões sobre a importância da Educação Estatística na Educação Básica, como futuros
professores de Matemática temos a missão de ensinar aos alunos conteúdos relativos à
Estatística e Probabilidade, o que demanda, portanto, a necessidade de uma formação
adequada que nos habilite a esse ensino. Assim a nossa questão norteadora foi: como a
Educação Estatística é vista pelos docentes responsáveis pela formação dos futuros
professores no Curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da (UEPB)? Para
responder esta pergunta nos apoiamos teoricamente em Borba et al (2011) e Lopes (2008).
Através de uma abordagem qualitativa que se aproxima da pesquisa de campo acompanhamos
um semestre letivo de aula e entrevistamos docentes do Curso de Licenciatura em Matemática
responsáveis pelos componentes curriculares que tratam da Educação Estatística. Os
resultados apontam para uma compreensão da importância da (EE) na formação dos futuros
professores por parte dos docentes entrevistados.
Descrição:
MEDEIROS, J. C. S. Educação estatística na formação de professores: um estudo na Licenciatura em Matemática do Campus VI da UEPB. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.