Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta com Números e
Operações para trabalhar Divisão de Números Decimais, Dizimas Periódicas e
Divisão Aproximada de Números Decimais, de maneira a explorar possibilidades a
partir da Resolução de Problemas. As leituras realizadas nos mostraram a
importância em desenvolver este trabalho, especialmente a reconceitualização das
quatro operações numéricas. A Metodologia da Pesquisa foi de cunho bibliográfico,
utilizando principalmente as ideias de Polya (1978), Brasil (1998), Allevato e Onuchic
(2014), Onuchic e Botta (1998), Nunes et. al (2009), Fuson (1992), entre outros. Já
que o professor deve fazer com que o aluno perceba a inter-relação dos
conhecimentos Matemáticos, proporcionando sentido ao aprendizado da disciplina.
Nessa linha de raciocínio, educadores Matemáticos apontam a Resolução de
Problemas como ponto inicial no ensino de Matemática, levando em consideração
que os alunos constroem seus conhecimentos diante de situações desafiadoras, na
qual buscam maneiras e métodos para chegar à solução. O trabalho poderá
contribuir na Educação Matemática, no sentindo que ainda não foi aplicado, mas
temos a certeza que o tratamento de números e operações numéricas através da
Resolução de Problemas será um caminho para reconceitualizar as quatro
operações fundamentais no Ensino Básico.
Descrição:
MARTINS, L. Números e operações numéricas: explorando possibilidades em um cenário de resolução de problemas . 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.