Resumo:
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC), no âmbito educacional, tendo como foco as reflexões obtidas com o seu uso durante o
transcorrer de um curso de extensão. Inspirado nas componentes curriculares de matemática e
física, oferecidas pelo curso de licenciatura em matemática da UEPB – Campus VI. As (TIC)
servem de apoio ao ensino/aprendizagem, além de constituir um grande atrativo para os
estudantes da atualidade. Nossa pesquisa tem como objetivo analisar o aprendizado dos
alunos através da utilização de softwares educacionais, tendo como referencial trabalho de
Reis (2012), Lévy (1999), Cavalcanti (2006). Trabalhando com os softwares educacionais
percebe-se que a participação dos estudantes torna-se mais ativa e produtiva, graças aos
diversos convites para a interação com os profissionais de ensino e o objeto de estudo. Neste
sentido nossa pesquisa denomina-se qualitativa, onde ao término de nossas atividades
passamos um questionário para coletarmos nossos dados e avaliar a importância dos softwares
no aprendizado estudantil. Desta forma percebemos que a formação do professor é essencial
para a utilização das (TIC) no ensino/aprendizagem, e que a aquisição desses conhecimentos é
indispensável para a construção de novos saberes na sala de aula
Descrição:
SILVA, C. M. Utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da matemática e física. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.