UEPB - Repositório Digital

Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.contributor.author Souza, Alcione Gregório de
dc.date.accessioned 2016-07-28T21:17:54Z
dc.date.available 2016-07-28T21:17:54Z
dc.date.issued 2014-12-16
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10885
dc.description SOUZA, A. G. Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar como a Modelagem matemática está inserida na metodologia de ensino de quatro professores da rede pública de ensino, nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de três escolas do Cariri paraibano. Nosso corpus consistiu em analisarmos as respostas dadas por estes professores a um questionário escrito composto por 16 questões: oito objetivas e oito subjetivas. Nosso intuito com este questionário era percebermos a opinião de professores sobre a utilização da Modelagem Matemática como metodologia de ensino. O enquadre teórico para esta análise se baseia em Bassanezi (2002), D’Ambrosio (1986), Biembengut (1999), Biembengut e Hein (2000), entre outros, os quais abordam a Modelagem Matemática como meio facilitador para o ensino aprendizagem, oportunizando aos alunos a pesquisar e transformar situações do cotidiano em problemas matemáticos. Com os resultados das análises observamos que os professores entrevistados têm buscado aperfeiçoamentos relacionados à área de atuação que exercem. Com isso têm colocando em prática novos métodos de ensino, como a modelagem matemática, que apesar de existir a algumas décadas, vem se destacando e satisfazendo professores e alunos com resultados obtidos em sala de aula. Apesar das dificuldades encontradas para adequar esse método ao cronograma escolar os professores pesquisados faz a aplicação da modelagem matemática, mesmo que esporadicamente. pt_BR
dc.description.sponsorship Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Modelagem matemática pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.title Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta