dc.contributor.advisor |
Gilmara Gomes Meira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Alcione Gregório de |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-28T21:17:54Z |
|
dc.date.available |
2016-07-28T21:17:54Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10885 |
|
dc.description |
SOUZA, A. G. Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo analisar como a Modelagem matemática está
inserida na metodologia de ensino de quatro professores da rede pública de ensino, nos
níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de três escolas do Cariri paraibano.
Nosso corpus consistiu em analisarmos as respostas dadas por estes professores a um
questionário escrito composto por 16 questões: oito objetivas e oito subjetivas. Nosso
intuito com este questionário era percebermos a opinião de professores sobre a
utilização da Modelagem Matemática como metodologia de ensino. O enquadre teórico
para esta análise se baseia em Bassanezi (2002), D’Ambrosio (1986), Biembengut
(1999), Biembengut e Hein (2000), entre outros, os quais abordam a Modelagem
Matemática como meio facilitador para o ensino aprendizagem, oportunizando aos
alunos a pesquisar e transformar situações do cotidiano em problemas matemáticos.
Com os resultados das análises observamos que os professores entrevistados têm
buscado aperfeiçoamentos relacionados à área de atuação que exercem. Com isso têm
colocando em prática novos métodos de ensino, como a modelagem matemática, que
apesar de existir a algumas décadas, vem se destacando e satisfazendo professores e
alunos com resultados obtidos em sala de aula. Apesar das dificuldades encontradas
para adequar esse método ao cronograma escolar os professores pesquisados faz a
aplicação da modelagem matemática, mesmo que esporadicamente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Gilmara Gomes Meira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.title |
Modelagem matemática: um olhar de professores de matemática sobre a aplicação deste método em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |