Resumo:
O presente estudo teve como objetivo principal refletir sobre concepções dos professores de
Matemática acerca de resolução de problema, comparando-as aos pressupostos teóricos da
Educação Matemática. A princípio escolhemos este tema porque é de grande importância
para nós, enquanto professores de Matemática discutir acerca da Resolução de problemas,
visa conhecermos novas situações de acordo com o seu contexto escolar e com o público alvo.
A partir disso, elaboramos um questionário e aplicamos aos professores do Ensino Médio
visando responder a nossa questão norteadora que foi: quais as concepções dos professores
do ensino médio a cerca da resolução de problema? Para responder esta indagação utilizamos
como referências os estudos de Van de Walle (2009), Dante (2007), Fiorentini e Lorenzato
(2006), Pimenta e Lima (2004), utilizando observações, diários de bordo e questionário como
instrumento de dados. Participaram da pesquisa três professores do Ensino Médio de uma
Escola Pública Estadual da área de matemática, os resultados evidenciam conhecimento a
respeito de diferentes metodologias. No entanto, ainda há dificuldade em utilizar estratégias
voltadas para as necessidades exigidas pelo conteúdo
Descrição:
SILVA, M. C. B. A. Resolução de problemas no Ensino Médio: as concepções dos professores de matemática. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.