Resumo:
Neste trabalho apresentamos um estudo acerca do uso do software educacional de geometria
dinâmica, denominado “GeoGebra”. Nosso objetivo foi promover uma experiência
diferenciada das práticas existentes de sala de aula, ao mesmo tempo em que buscamos
identificar quais as possibilidades e limitações do uso do software educacional no ensino da
álgebra, geometria e aritmética. Para tanto, um estudo de caso foi desenvolvido junto a um
grupo de 08 (oito) alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual na
Paraíba. Neste estudo, abordamos o conteúdo matemático de “Figuras Semelhantes”, visando
investigar até que ponto o uso do software auxilia no ensino da matemática. Com isso,
observamos que o uso do software educacional despertou o interesse dos alunos, tornando o
ensino da matemática mais atrativo, investigativo e dinâmico. Porém, apesar das deficiências
na base matemática, a falta de habilidade de manuseio com o computador por parte dos alunos
foi a dificuldade mais comum entre os alunos no uso do software GeoGebra. Ao final deste
trabalho, observamos as possibilidades e limitações do uso de softwares educacionais no
ensino da matemática.
Descrição:
SILVA, D. V. C. Geometria dinâmica: identificando as suas potencialidades no ensino de figuras semelhantes como auxílio do software GeoGebra. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.