UEPB - Repositório Digital

Geometria dinâmica: identificando as suas potencialidades no ensino de figuras semelhantes como auxílio do software GeoGebra

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Ana Emília Victor Barbosa pt_BR
dc.contributor.author Silva, Deise Valéria Cordeiro da
dc.date.accessioned 2016-08-10T16:35:18Z
dc.date.available 2016-08-10T16:35:18Z
dc.date.issued 2012-07-25
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11103
dc.description SILVA, D. V. C. Geometria dinâmica: identificando as suas potencialidades no ensino de figuras semelhantes como auxílio do software GeoGebra. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho apresentamos um estudo acerca do uso do software educacional de geometria dinâmica, denominado “GeoGebra”. Nosso objetivo foi promover uma experiência diferenciada das práticas existentes de sala de aula, ao mesmo tempo em que buscamos identificar quais as possibilidades e limitações do uso do software educacional no ensino da álgebra, geometria e aritmética. Para tanto, um estudo de caso foi desenvolvido junto a um grupo de 08 (oito) alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual na Paraíba. Neste estudo, abordamos o conteúdo matemático de “Figuras Semelhantes”, visando investigar até que ponto o uso do software auxilia no ensino da matemática. Com isso, observamos que o uso do software educacional despertou o interesse dos alunos, tornando o ensino da matemática mais atrativo, investigativo e dinâmico. Porém, apesar das deficiências na base matemática, a falta de habilidade de manuseio com o computador por parte dos alunos foi a dificuldade mais comum entre os alunos no uso do software GeoGebra. Ao final deste trabalho, observamos as possibilidades e limitações do uso de softwares educacionais no ensino da matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Ana Emília Victor Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geometria pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Figuras semelhantes pt_BR
dc.subject Software GeoGebra pt_BR
dc.title Geometria dinâmica: identificando as suas potencialidades no ensino de figuras semelhantes como auxílio do software GeoGebra pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta