UEPB - Repositório Digital

História da matemática como ferramenta metodológica no ensino de matemática: algumas reflexões teóricas

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.contributor.author Dantas, Edegledson Souza Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-08-10T18:02:08Z
dc.date.available 2016-08-10T18:02:08Z
dc.date.issued 2013-09-11
dc.identifier.other CDD 372.70
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11108
dc.description DANTAS, E. S. R. História da matemática como ferramenta metodológica no ensino de matemática: algumas reflexões teóricas. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central analisar potencialidades da História da Matemática como ferramenta metodológica no Ensino de Matemática, como requisito para conclusão do Curso de Matemática do Campus VI, da UEPB. Esta pesquisa surgiu de reflexões durante o curso de graduação, onde em diversos momentos fomos levados a refletir sobre o uso da História da Matemática, surgindo inquietações que levaram ao desenvolvimento dessa investigação. De caráter qualitativo conforme Bogdan e Biklen (1994) empreendemos ao longo deste trabalho um estudo bibliográfico. Dividido em duas partes, na primeira fazemos uma revisão sobre aspectos e abordagens da História da Matemática no Ensino de Matemática. Na segunda parte tratamos de discussões sobre algumas experiências com a História da Matemática que podem vir a ser utilizadas. Essas reflexões teóricas apontam para o potencial da História da Matemática como ferramenta metodológica e como elemento também norteador da formação docente. Outro resultado importante é que há dificuldades em encontrar acervos para desenvolver atividades usando a História da Matemática na Educação Básica. Apresentamos como sugestões de estudos futuros investigações que levem em consideração as questões cognitiva e da criticidade associadas a História da Matemática como ferramenta metodológica. pt_BR
dc.description.sponsorship José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.title História da matemática como ferramenta metodológica no ensino de matemática: algumas reflexões teóricas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta