Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central analisar
potencialidades da História da Matemática como ferramenta metodológica no Ensino de
Matemática, como requisito para conclusão do Curso de Matemática do Campus VI, da
UEPB. Esta pesquisa surgiu de reflexões durante o curso de graduação, onde em diversos
momentos fomos levados a refletir sobre o uso da História da Matemática, surgindo
inquietações que levaram ao desenvolvimento dessa investigação. De caráter qualitativo
conforme Bogdan e Biklen (1994) empreendemos ao longo deste trabalho um estudo
bibliográfico. Dividido em duas partes, na primeira fazemos uma revisão sobre aspectos e
abordagens da História da Matemática no Ensino de Matemática. Na segunda parte tratamos
de discussões sobre algumas experiências com a História da Matemática que podem vir a ser
utilizadas. Essas reflexões teóricas apontam para o potencial da História da Matemática como
ferramenta metodológica e como elemento também norteador da formação docente. Outro
resultado importante é que há dificuldades em encontrar acervos para desenvolver atividades
usando a História da Matemática na Educação Básica. Apresentamos como sugestões de
estudos futuros investigações que levem em consideração as questões cognitiva e da
criticidade associadas a História da Matemática como ferramenta metodológica.
Descrição:
DANTAS, E. S. R. História da matemática como ferramenta metodológica no ensino de matemática: algumas reflexões teóricas. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.